quarta-feira, 8 de junho de 2011

Cuidados e precauções com o uso, manuseio e descarte de lâmpadas UV

As lâmpadas de média pressão de vapor de mercúrio fabricadas pela VisionCure(R) seguem parâmetros de fabricação rastreáveis internacionalmente. As lâmpadas são testadas para que se cumpram os preceitos das normas IEC 479 e NBR 6533, no que se refere a proteção contra choques elétricos.

Lista de Componentes básicos/materiais presentes:
  • bulbo de quartzo transparente alta pureza
  • conjunto de eletrodos em tungstênio  e molibdênio
  • cabos em cobre, isolação em borracha de silicone SHT 300 graus centígrados
  • mercúrio destilado (eventualmente outros aditivos)
  • terminais cerâmicos em esteatita ou alumina
  • gás argônio ultrapuro
Riscos Durante o Uso: 

  • Choque Elétrico: as partesvivas (conectores e cabos) durante o uso (funcionamento) podem atingir 3000V. Usar luvas de proteção para alta tensão,classe 3 kV quando operando diretamente as partes vivas.
  • Queimaduras : por condução térmica quando a lâmpada for tocada durante usoposto que a temperatura no bulbo de vidro pode atingir 600 graus centígrados.
  • Lesão por exposição à radiação UV: o contato direto de olhos e pele com aemissão proveniente da lâmpada acesa pode provocar lesão na retina ocular e/oupele. As lâmpadas emitem radiação nos comprimentos de onda UVA, UVB, UVC,UV-VIS, IR e luz visível, sendo que a maior parte da emissão se dá no intervaloUVA, IR e luz visível no caso de lâmpadas de vapor de mercúrio. A dosagememitida em UVC é extremamente baixa. Todavia vale salientar que osequipamentos onde tais lâmpadas são instaladas devem possuir barreiras mecânicas que bloqueiem a passagem da luz emitida para que o operador não tenha contato visual direto. A maior potência dissipada pela lâmpada ocorre no intervalo de comprimento de onda de 320 a 420nm, conforme gráfico abaixo:


 
  •  Lesão por contato com elementos químicos: se a lâmpada quebrar evitar contatodireto com o mercúrio contido no interior do bulbo, bem como com os eletrodoslocalizados nas extremidades. Ocorrendo contato lave com água abundande eprocure orientação médica.
Descarte:

As lâmpadas ultravioleta fabricadas pela VisionCure(R) têm seu descarte assegurado pelo fabricante, de modo que o cliente somente necessita enviar as mesmas, em embalagem adequada, com nota-fiscal de remessa para descarte, com frete pago, para nossa matriz, sem custos adicionais. Os eletrodos das lâmpadas ultravioletas são dopados (cobertos) com uma película química protetora, elemento patogênico, necessária para proteção contra oxidação e para que se garanta a durabilidade do produto. Pela presença de tal elemento químico as lâmpadas ultravioleta não podem ser descartadas com outros tipos de lâmpadas. 

Para o correto descarte as lâmpadas velhas íntegras devem ser colocadas dentro do saco de plástico bolha, depois dentro do tubele de papelão e por fim dentro de embalagem de madeira. Estes materiais de embalagem são os mesmos enviados junto a com lâmpada nova.
O descarte de lâmpadas quebradas deve ser feito dentro de embalagem plástica hermeticamente selada e depois dentro de caixa de madeira.

A inobsevância destas orientações pode resultar na recusa de recebimento dos materiais de descarte.


Cuidados na Instalação e Uso:

  • Jamais tocar o bulbo das lâmpadas quando acesas, háperigo de queimadura e/ou descarga elétrica.
  • Após tocar o bulbo, sempre limpá-lo com a solução delimpeza VisionLimp.
  • Limpar semanalmente o bulbo das lâmpadas com VisionLimp para remover sujeiras ou resíduos
  • Girar as lâmpadas 45 graus semanalmente
  • As lâmpadas têm garantia de uso de 1000 horas desde que operando na corrente e ventilação adequadas
  • Nunca olhe direta ou indiretamente para as lâmpadas quando acesas. Estas emitem radiação UV! Proteger sempre olhos (EPI óculos de proteção com filtro para UVA,UVB,UVC e UVV) e pele (luvas) quando em contato direto com as lâmpadas acesas 
  • As fontes (transformadores) foram adaptadas exclusivamente para as lâmpadas de seu equipamento. Não substitua por outras para evitar queima da mesma. Jaimais acesse os transformadores ou conectores das lâmpadas quando ligados sob perigo de choque em alta tensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário